23.1 C
Parintins
quarta-feira, janeiro 20, 2021

TCE-AM promove webconferência para discutir futuro da Zona Franca de Manaus

No próximo dia 28, às 9h (horário de Manaus) e 10h (horário de Brasília), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá uma Webconferência para discutir a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e sua relação com a preservação da Amazônia, bem como os impactos da nova Reforma Tributária no modelo econômica.

Com o tema “Zona Franca de Manaus: Sustentabilidade e Bioeconomia”, o evento é aberto para todo o público interessado, que poderá assistir ao vivo por meio das redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), contando com interpretação simultânea em Libras, além de traduções em inglês e espanhol, conforme orientação do presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello. A Escola de Contas do Contas vai certificar os inscritos no evento.
 
Às vésperas da votação da nova Reforma Tributária, o TCE Amazonas não poderia deixar de discutir um tema tão importante e que tem impactos na vida dos amazonenses e do país. A Zona Franca de Manaus está no Amazonas, mas tem reflexos em todo país”, afirmou o conselheiro Mario de Mello, que fará a abertura oficial do evento. 

Um dos realizadores do evento e coordenador das questões ambientais relacionadas ao TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, destacou a discussão sobre a ZFM atrelada à Corte de Contas.
“Para nós, é de imensa importância tratarmos de um tema de tamanha relevância. Já recebemos de diversos outros países manifestações acerca do Tribunal de Contas atuar no controle ambiental, e a Zona Franca de Manaus está diretamente ligada a isso”, afirmou o corregedor do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro.

Com a votação da nova reforma tributária próxima de acontecer pelo Congresso Nacional, foi criada uma natural preocupação com a Zona Franca de Manaus e os possíveis impactos que podem ser gerados no Amazonas. Órgãos do estado, indústrias e empresários já se mostraram dispostos a discutir a temática. Considerando isso, o TCE-AM resolveu dar voz aos especialistas no tema, promovendo o debate de forma ampla.
Discussão e certificados aos inscritos

A webconferência contará com a participação de três especialistas de diferentes áreas, que irão, de acordo com cada especialidade, apresentar estudos sob diferentes perspectivas técnicas acerca das temáticas que englobam a Zona Franca de Manaus. Após as apresentações, será aberto um debate entre outros debatedores com grande notoriedade na indústria amazonense.

Mauro Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-promotor de justiça do Ministério Público do Amazonas será o primeiro conferencista do evento. Além dele, participarão Maritta Koch-Weser, coordenadora do grupo de pesquisa Amazônia em Transformação do IEA/USP e ex-diretora para o Meio Ambiente/América Latina no Banco Mundial, e Sérgio Leitão, advogado e diretor-executivo do Instituto Escolhas, fundador do Instituto Socioambiental (ISA).

Depois de feitas as apresentações dos conferencistas, será realizado um debate entre o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antônio Silva, o diretor-presidente do Grupo Bemol, Denis Minev, e o senador da República e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Os participantes inscritos no evento receberão certificado emitido pela  Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM. As inscrições já estão abertas no Moodle da ECP, podendo ser acessado por meio do link moodle.tce.am.gov.br.

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui