Fotos Élcio Farias e Justino Guimarães/Imprensa Garantido
Fotos Élcio Farias e Justino Guimarães/Imprensa Garantido

Uma Alvorada Vermelha para ficar na história. Assim foi a festa de 2019 encerrada por volta das 6h40 da manhã deste 01 de Maio em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Sob uma forte chuva que caiu na madrugada,  o Povo do Garrote não arredou pé e fez questão de acompanhar O Melhor Boi do Mundo no evento que cresce de forma gigantesca a cada ano. Cantando inclusive toadas 2019 como “Povo do Garrote”, “Legião Vermelha”, “Meu Nome é Povão”, “O Melhor Boi do Mundo” entre outras.

A nação vermelha branca mostrou o quanto ama seu Boi em vários gestos. Seja vibrando na apresentação dos itens oficiais durante o show na Cidade Garantido ou fazendo questão de responder a tradicional pergunta “Mas quem é Garantido levante o Braço?”. O patrimônio cultural do Estado do Amazonas é a maior festa de rua da cidade, atraindo inclusive o povo contrário.

A saída do Garantido sucedeu a um grande evento na Cidade Garantido marcado pela força musical e pela apresentação dos itens individuais. Israel Paulain, Sebastião Júnior,  Gaspar Medeiros, tripa Denildo Piçanã, além da sinhazinha Djidja Cardoso, porta estandarte Edilene Tavares, cunhã poranga Isabelle Nogueira e o pajé Adriano Paketá levaram a nação ao delírio com suas performances empolgantes.

Segundo o torcedor Atlan Kimura, se fosse para dar uma nota em eventos de rua em comparação com o contrário, a nota seria dez a zero. “A certeza de numa Alvorada, as 05 da manhã, todo mundo aguardando embaixo de chuva o Boi chegar na Catedral é sem dúvida um rito de passagem para confirmar mais um título para Baixa do São José”, disse.

Dênison Bentes, que junto com sua família promove uma recepção especial ao Garantido, disse que a Alvorada Vermelha 2019 pelas suas características traz um sinal exato do sentimento da galera pela vitória do Boi do Povão. “É sem dúvida o sinal da nossa vitória no festival deste ano”, ressaltou.

Para o presidente Fábio Cardoso, esta Alvorada foi um verdadeiro espetáculo e mostrou a garra de um Boi que será campeão em 2019. “A responsabilidade é muito maior também, e estamos nos preparando para um Boi grandioso e emocionante. Sem dúvida nenhuma, a confiança que a gente sente na galera é um gás para trabalharmos ainda mais por esse título”, salientou.

Para o apresentador Israel Paulain, o sentimento de confiança é visível nos torcedores, que não se intimidaram com a chuva. “Essa Legião Vermelha emocionou a todos nós, provou mais uma vez o quanto ama o Boi Garantido e o quanto quer essa vitória para a Baixa do São José”.

Arraial

Nesta quarta-feira, 01, o Garantido cumpre mais uma tradição e estará no encerramento do arraial de São José Operário. No calendário vermelho e branco, o evento é oficialmente  descrito como primeiro ensaio do Boi na temporada.