Silvete Alves da Silva Aleam
Silvete Alves da Silva Aleam

A atual presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Assale), Silvete Alves da Silva, foi reeleita para mais um mandato à frente da entidade. A eleição aconteceu sexta-feira (8), no miniplenário Cônego Azevedo. Ao todo, 523 servidores da Casa foram às urnas para escolher, democraticamente, a chapa que irá representar os interesses e buscar as melhorias da classe pelos próximos quatro anos. Três chapas participaram do pleito.

Representando a Chapa 1 (Compromisso com o Servidor), Silvete Alves obteve 378 votos, o equivalente a 72,27% do total de votantes. Em segundo lugar ficou a Chapa 3, encabeçada pela servidora Lindimar Oliveira Veloso (Assale em Boas Mãos), com 94 votos (17,97%); e em terceiro lugar ficou o servidor Caio Rodrigues, da Chapa 2 (RenovAssale), com 49 votos (9,36%). Foi registrado um voto nulo (0,19%) e um voto em branco (0,19%).

Após a confirmação da vitória, Silvete Alves fez um agradecimento especial às pessoas que depositaram a confiança em sua pessoa. “Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e ao carinho de todos os meus colegas”, expressou Silvete, que está no comando da Assale desde 2015. Ela revelou que uma das principais ações no início do próximo mandato será a continuidade do trabalho de alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Segundo a presidente, já existe uma negociação nesse sentido com a Mesa Diretora da Assembleia. “O deputado presidente, Josué Neto, está todo disponível para nos ajudar, junto com a Mesa Diretora, e todos os deputados”, destacou.

 Silvete Alves obteve 378 votos, o equivalente a 72,27% do total de votantes
Silvete Alves obteve 378 votos, o equivalente a 72,27% do total de votantes

Clima da eleição foi de respeito

De acordo com a assistente de gabinete parlamentar Suzete Martins, que trabalha na Assembleia há 11 anos, o clima da eleição foi de respeito e organização durante toda a votação. “As chapas foram autorizadas a fazer panfletagem em frente ao miniplenário Cônego Azevedo para conquistar o voto dos servidores e a gente percebeu uma organização na campanha e respeito mútuo entre os integrantes de cada uma delas. Cada um apresentou um plano bacana para nós e é esse respeito e seriedade que a gente espera dessa diretoria eleita hoje”, afirmou.

A tranquilidade no pleito foi destacada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Humberto Rocha Brandão. “A votação correu dentro da normalidade, num clima de total harmonia. Não registramos nenhum incidente. Isso é um bom sinal de que os integrantes das chapas seguiram as nossas orientações para se evitar tumultos e esclarecer todas as questões, evitando problemas a posteriori”, explicou.

A Assale foi fundada em 28 de dezembro de 1984, sendo uma organização representativa da categoria profissional dos servidores da Assembleia Legislativa, reunindo tanto os ativos quanto os inativos e pensionistas.