Joseane visitando pacientes

Da Redação – Nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, completa seis meses que o primeiro caso de infecção pelo COVID-19 ou Coronavírus foi diagnosticado na cidade de Parintins, maior cidade do interior do Amazonas. Infelizmente, o primeiro paciente, o comerciante Geraldo Savio da Silva, 49, morreu numa terça-feira, dia 24 de março, em Manaus.

Geraldo Sávio, também foi a primeira vítima fatal no Amazonas e na Região Norte da infecção. O paciente foi transferido dia 21  de Parintins, internado no hospital Delphina Aziz, em Manaus. A suspeita de coronavírus confirmou-se.  Sávio tinha hipertensão arterial sistêmica e sofreu parada cardiorrespiratória.

No dia 05 de maio, o médico Rodolfo Walter Garcia Arizmendi, de 73 anos, foi o primeiro profissional de saúde a morrer por coronavírus em Parintins. Peruano, doutor Rodolfo acabou contaminado pela teimosia em ajudar os pacientes. E mesmo no grupo de risco, não parou de atender. Infelizmente, passamos de 125 pessoas mortas de Parintins pelo Coronavírus.

No dia 06 de junho o médico ortopedista, Dr. Renato Menezes, faleceu na cidade de São Paulo (SP), por complicações da Covid-19. O profissional, que atuou por muitos anos em Parintins, acabou acometido pelo novo coronavírus ainda na ilha tupinambarana e teve de ser transferido para Manaus e depois São Paulo.

Na madrugada de 14 de julho, o coronavírus matou o enfermeiro Douglas Barbosa, 59 anos, que estava internado no hospital da Samel. Douglas sonhava em fazer medicina e ser médico.

Confirmados casos até dia 22 de setembro são 4702 e curados 4487. Nosso exército de branco nos Hospitais e UBS formado pelos médicos especialistas, médicos clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, turma do raio-x, Agentes Comunitários de Saúde, motoristas, socorristas, bombeiros e até polícia militar travam a luta diariamente. Joseane Mascaranhas, Diretora do Jofre Cohen, médico Alberto Figueredo do Padre Colombo e Elaine Pires da Vigilância Sanitária são pessoas incansáveis junto com as equipes. Merecem todos os aplausos. 

No Brasil já somos 4.591.604 de casos confirmados, 3.945.627 pessoas recuperados e 138.108 mortes, desde mês de fevereiro. Nesta semana tivemos duas “comemorações porretas”, pois várias pessoas venceram o COVID-19 em Parintins. Entre elas o ex-funcionário da Caixa Econômica Nelson Campos e o funcionário do Tribunal de Justiça João Vinícius. Emoção toma conta dos corredores do Jofre Cohen de felicidade.

No site inumeraveis.com.br o mundo sabe um pouco da história de Geraldo Sávio “Era o astro das dancinhas nas pescarias, o rei dos memes e grande protetor dos tucunarés” e de Rodolfo Walter Garcia Arizmendi “Médico peruano que compensava seu forte sotaque com doçura”.

Então, fiquemos vigilantes, pois o vírus continua a circular na cidade de Parintins.

/// Por: Hudson Lima Koiote