Fotos – Alex Pazuello / Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou na manhã desta segunda-feira, 26/10, o encerramento da quarta etapa do programa de requalificação urbana e viária da cidade, o “Requalifica 4”, que recuperou 225 vias em vários bairros e comunidades. Arthur também acompanhou o avanço da obra da estação de transferência de passageiros Santos Dumont, na avenida Torquato Tapajós.

A última rua a receber os trabalhos foi a Itália, no conjunto Parque das Nações, bairro Flores, no limite das zonas Centro-Sul e Norte. Com 2 quilômetros de extensão, a via é de vital importância para o fluxo de veículos que transitam entre os bairros Mundo Novo e Flores, dando acesso ao Parque 10, Cidade Nova e Novo Aleixo.

“Esta via é muito importante e marca a última etapa do Requalifica 4. Ainda temos resíduos dos outros requalifica e o 7 está a todo vapor. Nós trabalhamos muito fortemente para melhorar a qualidade da malha viária. O novo prefeito, seja quem for, vai encontrar uma malha viária muito diferente daquela que eu encontrei e vai poder trabalhar a mobilidade urbana com muito mais tranquilidade”, afirmou o prefeito.

A prefeitura também está realizando o “Requalifica 7”, último lote do maior programa de Requalificação Viária já realizado pelo município de Manaus. Nesta etapa, várias frentes de obras estão em andamento, sendo executada por três empresas vencedoras do processo de licitação. Mais 200 vias receberão o trabalho de qualidade que identifica o Requalifica, com fresagem, Binder e a camada definitiva de asfalto.

Por determinação do prefeito, os dois últimos meses do ano também serão dedicados aos trabalhos de recuperação de calçadas, meios-fios, construção de escadas e rampas de acesso onde forem necessários, além das sinalizações horizontal e vertical das vias e implantação das lâmpadas de LED. Outro serviço importante é o coordenado pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, em aproximadamente 40 áreas.

Estação Santos Dumont

Ainda nesta segunda, já no início da tarde, o prefeito Arthur Neto também vistoriou os trabalhos na estação de transferência de passageiros Santos Dumont, em construção na avenida Torquato Tapajós. No local, a obra já se aproxima dos 80% de execução, com previsão de entrega para dezembro.

“A estação Santos Dumont segue o mesmo padrão das demais e está sendo feita com muita qualidade e agilidade. Já estamos com 78% da obra concluída. As estações vão dar mais conforto e agilidade no transporte de passageiros e também maior fluidez ao trânsito. Eu sempre digo que, quando tirarmos os tapumes das obras, as pessoas vão perceber como Manaus está bonita”, disse Arthur.

Além dessa e da estação São Jorge, já entregue em junho deste ano no complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, Outras duas estações também seguem em construção, uma na avenida Constantino Nery, a estação Arena, também prevista para ser entregue em dezembro, e outra na avenida Max Teixeira, a estação Parque das Nações, com previsão de entrega para novembro.

O pacote de obras para a melhoria da mobilidade urbana integra ainda dois novos terminais de integração, a reconstrução do Terminal 1, na avenida Constantino Nery, e a construção do T6, no bairro Lago Azul, zona Norte. “Os trabalhos estão avançando, dentro do cronograma previsto para a entrega, até dezembro, e como o prefeito determina a cidade dará um grande salto para melhoria da mobilidade urbana”, ressaltou o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar.