A Atualização do boletim COVID-19 desta quarta-feira, 08 de abril, foi anunciada nas redes sociais pelo Prefeito de Parintins Bi Garcia, pelo Secretário Municipal de Saúde Clerton Rodrigues e pela Coordenadora de Vigilância em Saúde Elaine Pires. Segundo os dados, em Parintins há 74 casos notificados; 67 casos descartados; 05 casos confirmados; 02 casos curados; 02 óbitos (ocorridos em Manaus) e 71 pessoas em monitoramento.

Bi Garcia falou sobre o falecimento do empresário Basílio Ferreira Carvalho Filho, de 59 anos, a segunda vítima fatal da COVID-19 oriunda do município de Parintins. Disse que todos os procedimentos foram realizados para restituir a saúde dele, desde a internação ao envio para Manaus. “Houve o agravamento respiratório e lamentavelmente ele faleceu nesta madrugada”, comentou.

O Prefeito também se referiu ao senhor de 77 anos de idade que positivou para o Coronavírus no domingo (05) e foi encaminhado à Capital do Estado. “Ainda não saiu o resultado do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas) do Álvaro. O teste rápido deu positivo e aguardamos o resultado oficial para irmos ou não a 6 contaminados”, contou Garcia.

Novamente o Prefeito de Parintins pediu para a população ficar em casa e manter o isolamento social. “O isolamento social é você evitar aglomerações e ficar em casa. É a segunda vez que temos paciente testado positivamente que frequentou as áreas dos bancos. Nós já realizamos a higienização externa dos bancos e pedimos para as suas gerências fazer higienização interna no horário de atendimento. Só saiam de casa em caso de extrema necessidade e usem máscara”, ressaltou.

Bi Garcia comentou que Parintins é o segundo município mais populoso do Estado do Amazonas, mas em relação ao número de casos confirmados de Coronavírus apresenta baixa nacional e estadual. “Isso se deve ao trabalho persistente e constante que estamos fazendo em Parintins. É para o seu bem, é para salvar a sua vida. Evite estar nas ruas e logradouros públicos. Procure se recolher para evitar esse vírus mortal”, concluiu.

O Secretário Clerton Rodrigues evidenciou o trabalho executado pelos funcionários da área da saúde para evitar a proliferação do Coronavírus em Parintins, destacando principalmente as ações dos profissionais do Hospital Jofre Cohen. Ele pediu para a população manter o distanciamento social.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde Elaine Pires pediu a sensibilização e conscientização das pessoas para ficar em casa. “As ações continuam sendo realizadas, em relação aos contatos dos pacientes que positivaram, as pessoas devem entender que precisam ficar em quarentena. É importante dizer também que recebemos testes rápidos, mas utilizamos com critérios”, disse.

 

Por Mayara Carneiro – Jornalista e Editora Chefe do Site Koiote.com.br

Contato com a Redação: (92) 991238985