Corre atrás do fato por você

Prefeitura de Manaus anuncia ‘Maratona Aquática da Amazônia’ durante competição que reuniu mais de 260 atletas na praia da Ponta Negra  

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã de domingo, 15/5, durante a competição aquática Rio Negro Challenge (RNC), a realização da “Maratona Aquática da Amazônia”, no mês de outubro, em alusão ao aniversário da cidade, além da ampliação dos investimentos em esporte.

“Acabamos de fechar uma parceria importante, e já adianto aqui, que em outubro vamos fazer uma maratona aquática mundial na cidade de Manaus, a ‘Maratona Aquática da Amazônia’. Nós queremos trabalhar a transversalidade do esporte com a saúde, transformando Manaus em uma cidade esportiva. Vamos implementar 50 núcleos e esse aberto de hoje vai se tornar contínuo, no primeiro e segundo semestres, atraindo assim, atletas de todo o mundo para a Amazônia, para que possamos divulgar as belezas naturais da nossa cidade e os nossos atletas. Vamos também ampliar os investimentos em esporte”, destacou Almeida.

A RNC reuniu na praia da Ponta Negra, zona Oeste, mais de 260 competidores de diversos lugares do país, com disputa de provas nas distâncias de 2 quilômetros, 4 quilômetros e 6 quilômetros. A competição, realizada pela Associação Aquática Amazonas, contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O atleta Joan Sebastian Penaloza,  14 anos, colombiano erradicado em Boa Vista (RR), da equipe Sinpol, conquistou o primeiro lugar na categoria “6K Masculino”, com um tempo de 1h16m40s. A nadadora do Amazonas Kathleen Manoela, também de 14 anos, da equipe Instituto Pedro Nícolas, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na categoria “6K Feminino”, com o tempo de 1h27m23s. Em março deste ano, a atleta ficou no topo do pódio feminino do “Rio Negro Experience”, que aconteceu na comunidade dos Tatuyos, às margens do rio Negro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comenta sobre a importância do fomento do turismo esportivo na cidade de Manaus.

“A Prefeitura de Manaus, via Manauscult, está trabalhando de forma unida, no sentido de fomentar a parte do turismo, da cultura, do esporte e da natureza. Tudo isso criando um clima de sustentabilidade, tudo na mesma sintonia do próximo evento que teremos, que será o festival #SouManaus Passo a Paço 2022. Estamos trabalhando para apoiar eventos sérios, fortes e consistentes, como forma de promover o turismo na cidade de Manaus”, afirmou Oliveira.

Divulgação

Um estande de divulgação no local da competição reforçou a ideia da Prefeitura de Manaus de valorizar o potencial turístico da cidade por meio do esporte, com distribuição de kits com guias turísticos e gastronômicos, adereços e artesanatos regionais, além da doação de 200 mudas de plantas frutíferas para os competidores e expectadores.

“A prefeitura é a mola-mestra desse evento. Sem esse apoio ficaria difícil de trabalhar. Nós estamos com uma segurança muito forte, e isso tem um custo alto, e graças ao apoio da prefeitura e da Manauscult, nós conseguimos realizar um grande evento, com 260 pessoas saindo felizes daqui”, contou o organizador-geral do evento esportivo, Pierre Gadelha.

Primeiros colocados em 6 quilômetros

 

Masculino

1° Joan Sebastian Penaloza

2° Alyson da Silva

3° Rafael Leal

Feminino 

1° Kathleen Manoella da Silva

2° Emily Rabelo

3° Yuri Sasai

— — —

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult

Fotos – Antonio Pereira e Dhyeizo Lemos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzQ1rG

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.