22 C
Parintins
segunda-feira, maio 17, 2021

Portaria que cria Comitê de Saúde LGBT é assinada durante congresso sobre o tema

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, assinou a portaria que cria o Comitê de Saúde Integral LGBT. A assinatura aconteceu, na noite de terça-feira (12/11), durante a abertura do III Congresso de Saúde LGBT, que está sendo realizado até esta quinta-feira (14/11), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizado na avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha, zona sul.

O comitê, formado por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), da UEA e da sociedade civil organizada, vai tratar sobre as políticas de atenção ao público LGBT.

Com o tema “Capacitação dos Profissionais de Saúde sobre a Política Nacional de Saúde LGBT”, durante os três dias de evento estão sendo realizados minicursos, mesas redondas e atividades que visam a capacitação do profissional de saúde, desde o atendimento até acolhimento e identificação das especificidades desse público.

Em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do programa Telessaúde Amazonas, o congresso está sendo transmitido para os 62 municípios do Estado e 5 comunidades Indígenas.

Rodrigo Tobias destacou os avanços alcançados este ano na política de saúde LGBT, a partir da criação da Coordenação Estadual na Susam e do comitê intersetorial. “A institucionalização do comitê e da coordenação faz com que a política aconteça de fato. Temos o dever de avançar com os direitos já adquiridos, mas para isso precisamos preparar os profissionais, capacitar as equipes. O Comitê é o Fórum para a discussão e aprovação das ações nesse sentido daqui por diante ”, disse o secretário.

Presente na abertura, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, falou sobre a necessidade de acabar com a invisibilidade que acontece quando não se reconhece o direito à diversidade de gênero. “O papel da universidade é formar profissionais que defendam o direito à diversidade”, disse.

O evento de abertura também contou com a presença da promotora do Ministério Público Estadual, Silvana Nobre, entre outros convidados.

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui