28.8 C
Parintins
sábado, junho 19, 2021

PL de Cabo Maciel propõe fornecimento de protetor solar para as vítimas de câncer de pele

O deputado Cabo Maciel (PL) protocolizou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei (PL) que torna obrigatório o fornecimento de protetor solar, pelos Postos de Saúde, à todas as pessoas que fazem ou concluíram o tratamento de câncer de pele no Estado do Amazonas.

De acordo com a justificativa do deputado Cabo Maciel, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra a cada ano cerca de 180 mil novos casos. É o tipo mais comum de câncer na população brasileira e por isso é importante o tratamento e a prevenção.O mais comum é o câncer da pele não melanoma que tem letalidade baixa se descoberto no início, porém, no Brasil os números de vítimas fatais são muito altos. Importante destacar que após o diagnóstico e tratamento do melanoma, é necessário o ajuste do estilo de vida da pessoa e a adoção de medidas de proteção do sol.

Cabo Maciel acrescentou que a proteção solar é essencial na prevenção de um segundo câncer de pele (melanoma ou não melanoma). A maioria das pessoas tratadas de melanoma leva um estilo de vida ativo ao ar livre, mas são essenciais que seja tomada as medidas necessárias para proteger a pele contra danos adicionais, principalmente na região do Amazonas, onde as temperaturas são bastante elevadas, e grande parte da população exerce seu trabalho em contato com o sol.

“Com isso, temos a certeza de que a distribuição gratuita do protetor solar é de fundamental importância para a continuidade do tratamento é fundamental para que seja inibida a reincidência do câncer. Minha propositura é uma proposta de preservação à vida e à saúde, direitos constitucionalmente consagrados”, concluiu Cabo Maciel.

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui