Fotos: Yuri Pinheiro

Máquinas da patrulha mecanizada da Prefeitura de Parintins estão em plena atividade na comunidade do Parananema para recuperação e preparo de dez hectares de pastagens na propriedade do criador Mizael Carvalho. A renovação de pastagens é uma prática necessária na atividade pecuária para reabilitar pastagens degradadas e substituir forrageiras antigas.

A pecuária de leite é a atividade explorada na propriedade de Mizael Carvalho. Ele explica que a mecanização será fundamental para o plantio dos capins cameron e mombaça que são alternativas indicadas na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. Os criadores fazem essa opção para áreas de produção de leite.

O secretário de Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Edy Albuquerque disse que os
equipamentos utilizados no serviço de mecanização agropecuária vêm multiplicando os benefícios tanto para a pecuária, como para a agricultura e a piscicultura.

São dezenas de produtores familiares e criadores beneficiados com o plano de ação de desenvolvimento do setor primário da Prefeitura de Parintins. Somam-se a esses tratores os  caminhões que são utilizados no transporte da produção agrícola entre as diversas localidades rurais e a sede do município.

“São avanços que demonstram o compromisso da gestão com a produção rural e o homem do campo”, salientou o secretário.