Novo Presidente do Garantido será eleito hoje (11)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Da Redação – Cerca de 7 mil pessoas estão aptas em votar na escolha do presidente e vice-presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, gerido pelo Instituto Boi Bumbá Garantido, neste domingo, dia 11 de Outubro. Também será eleita a chapa do Conselho Fiscal, responsável de acompanhar os gastos da presidência e Conselho de Ética que faz o associado cumprir o estatuto.

A eleição é presidida pelo juiz Elci Simões. Deveria ter ocorrido no dia 27 de setembro, mas devido a Pandemia do Coronavírus foi adiada. Terá urnas no CETI em Parintins e Sambódromo de Manaus entre 8h até 17h.

Até sábado, seis chapas disputavam. Mas a chapa formada por Ronildo Monteverde e Maria Izabel Barros “Somos tradições, somos raiz!” desistiu do pleito.

Dessa forma fica assim a disputa deste domingão:

Chapa 1: Marlon Cardoso e Geraldo do IBAMA  “Garantido Vencedor”

Chapa 2: Júnior de Souza e Delma Góes “Somos Mais Garantido”

Chapa 3: DESISTIU….

Chapa 4: Messias Albuquerque e Fred Góes “Meu Amor é o Garantido”

Chapa 5: Antonio Andrade e Ida Silva “Um Só Garantido”

Chapa 06: Sorin Sena e Nildo Dias “Orgulho de Ser Garantido” .

O Boi Garantido criado pelo pescador e prosador Lindolfo Marinho da Silva, o mestre Lindolfo Monteverde, na década de 20, tornou-se Associação em 1982, quando a Família Faria fez a chamada “década de ouro” do Vermelho e Branco. O Garantido conquistou cinco títulos seguidos o Pentacampeonato.  “A partir de agora, os bois já podem caminhar com suas próprias patas”, afirmou  Zezinho Faria em 1989 quando deixou a direção.

Zezinho que junto de Paulinho Faria, Antônio Faria, Dona Maria Ângela Faria sempre foram Garantidos. Paixão repassada pelo seu João Pedro Faria, o JP, além de seu Badú Faria, Rui Faria, Osmar Faria, Antonio Maia pai do saudoso Emerson Maia, grandes contribuidores financeiros na época das “vacas magras”.

A afirmação de Zezinho Faria, no entanto, precisa ainda ser concretizada, pois nós últimos 20 anos apesar do volume enorme de dinheiro federal, estadual, empresas privadas e prefeituras despejadas nas contas das duas associações, os bumbás Caprichoso e Garantido vivem crises financeiras. Dívidas trabalhistas e na justiça. Penhoras, Leilões, Venda de Patrimônio e além das graciosas confissões de dívidas.

Que o associado tenha ciência que ao eleger neste domingo um presidente vai conceder a ele o direito de gerir também mais de R$ 25 milhões de reais que entrará nos próximos anos de 2021, 2022 e 2023. Vota Garantido!

Texto: Hudson Lima Koiote – Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *