22.4 C
Parintins
sábado, maio 15, 2021

MPAM inaugura prédio em Parintins e exalta memória de Promotores

A cidade de Parintins ganhou neste dia 22 de julho de 2019 a maior sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM) no interior do Estado. A solenidade contou com a presença de representantes do MP, advogados, promotores, autoridades civis, militares e eclesiásticas, secretários municipais, vereadores, representantes dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso, imprensa e população em geral.

A sede do MPAM em Parintins, denominado Edifício Promotor de Justiça Nasser Abrahim Nasser Neto, rende homenagens ao amazonense nascido em Manaus no dia 11 de abril de 1971, o qual exerceu com maestria o cargo de Promotor de Justiça nas Comarcas de Parintins, Boa Vista do Ramos, Manacapuru e Promotorias da Capital. Ele faleceu no dia 17 de abril de 2015.

 

O Auditório homenageou o Promotor de Justiça João Lúcio de Almeida Ferreira, amazonense nascido no dia 27 de setembro de 1963. Em agosto de 1990 assumiu a Promotoria de Parintins e durante dois anos consecutivos foi Presidente da Comissão Julgadora do Festival Folclórico de Parintins. João Lúcio faleceu no dia 03 de junho de 2012.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Carlos Fábio Braga Monteiro, destacou três pontos cruciais para a implantação de uma sede própria do Ministério Público na Ilha Tupinambarana. O primeiro, frisou Monteiro, é devido Parintins ser a maior Comarca do interior do Estado. O segundo é por ele (Fábio Monteiro) e pela Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque serem Cidadãos Parintinenses. O último motivo, explicou Monteiro, deve-se a importância do Ministério Público homenagear os Promotores de Justiça Nasser Abrahim Nasser Neto e João Lúcio de Almeida Ferreira, os quais trabalharam com determinação, eficiência e amor pelo povo parintinense.

A Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque denominou de “Casa da Cidadania” a nova sede do MPAM em Parintins. Para ela, é imprescindível o fortalecimento da casa no sentido de acolher a todos, atuando na preservação da legalidade. “O povo de Parintins é merecer e nós reafirmamos o compromisso que assumimos há mais de cinco anos com o projeto Sedes Próprias. Acredito fielmente que o MPAM ao inaugurar hoje mais uma Casa da Cidadania se fortalece ainda mais enquanto instituição. Uma instituição feita por mulheres e homens que dedicam seu suor e empenho na busca da preservação da legalidade em um Estado e País ainda marcados por muita desigualdade”, ressaltou Leda Mara.

Para o Prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), a data simboliza um novo tempo na estruturação do Ministério Publico do município. “Esta obra, ao ser inaugurada, vem fortalecer a eficiência dos representantes desse Ministério na fiscalização e proteção dos princípios e interesses da sociedade, de forma independente”, frisou Garcia.

O Bispo Dom Giuliano Frigeni realizou a bênção do prédio do MPAM em Parintins e o Pastor da Igreja Evangélica Elmer Lessa orou pelos funcionários da instituição pública.

Ao final da solenidade o público conheceu a nova estrutura do MPAM em Parintins e suas divisões. O atendimento à população parintinense acontece ainda nesta semana, com as três promotorias já instaladas.

 

Texto e Fotos: Mayara Carneiro

Da Redação dos Sites ParintinsAmazonas e Koiote.com.br  

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui