22.1 C
Parintins
domingo, fevereiro 28, 2021

Morre Paulinho Faria, o Garotinho de Ouro do Boi Bumbá Garantido

Da Redação – Paulinho Faria, o Garotinho de Ouro do Boi Bumbá Garantido, do Festival Folclórico de Parintins, é mais uma vítima da Covid-19. Ele morreu na Samel de Manaus na tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021. O Secretário de Planejamento da cidade de Parintins, Zezinho Faria, comunicou nas redes sociais a morte do irmão. “”Com imensa tristeza comunico que neste instante acabou de falecer o meu querido irmão Paulinho Faria”, escreveu. 

Paulo Faria, 61 anos, foi durante 26 anos apresentador do Boi Garantido. Saiu em 2001 devido a um problema auditivo, provocado por fogos de artifício. A torcida do Garantido o aclamou como “Paulinho Farias o eterno apresentador”. Ele acumulou nada mais e nada menos do que 24 vitórias no Festival Folclórico de Parintins. Passou a responsabilidade para Israel Paulain. Fez a preparação de Israel, ainda pequeno, desde festival de 1988 e 1989. 

Paulinho Faria é o divisor de águas do Festival Folclórico de Parintins. A brincadeira de Garantido e Caprichoso é uma antes de Paulinho e outra. Respeitado e até festeja pela Galera do Boi Caprichoso. Pois sempre teve respeito durante a apresentação. Fazia os xavecos nos programas de rádio na época. 

Ele ingressou de corpo e alma no Garantido em 1976, tendo as bênçãos de Dona Maria Ângela e Seo JP Faria. Já na Década de 70, Paulinho era sucesso como Locutor e Apresentador do Programa Paulinho Faria Show, na Rádio Alvorada AM 1380. 

Era imbatível nos finais de semana, quando transformava o palco do Cine Teatro da Paz num programa de auditório que era transmitido Ao Vivo. Exatamente, tínhamos o nosso Chacrinha e Silvio Santos no interior da Amazônia, pois a genialidade de Paulinho Faria contribuiu com a educação de adolescentes e jovens dos concursos escolares, de perguntas e respostas. Só os melhores de cada escola participavam da disputa. 

Paralelo ao sucesso do Rádio, Paulinho com os irmãos Zezinho, Antônia, Omar, Omir e Graça Faria elevaram a auto estima do Boi Garantido. O Garantido dos pescadores tornou-se o Boi do Povão, slogan que ele popularizou nas esquinas, ruas e por onde o garrote passava. 

Colocou a pecha do Caprichoso de boi da sociedade. É certo afirmar que Paulinho foi o primeiro mestre do marketing no interior do Amazonas, quando nem nas universidades a palavra marketing era estudada. 

Junto com a família Faria, logo após a morte de Lindolfo Marinho da Silva, o Mestre Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido, ocorrido em 1979, Paulinho comandou a primeira Alvorada no mês de Maio com a saída do Curral até a Catedral, manifestação que agora é considerada Patrimônio Cultural de Parintins. 

O Banho de Cheiro, o Garantido Gigante Belezão, bordões “Mais quem é Garantido levanta o Braço”. A Contagem tradicional. A Festa dos Visitantes! Tudo teve o talento de Paulinho Faria. 

Com seu Jair Mendes fazia os sonhos das alegorias virar realidade. A toada Vermelho, de Chico da Silva, só entrou no Cd do Garantido pela imposição de Paulinho Faria em 1995 e 1996. 

Paulinho Faria é um gênio. 

Texto: Hudson Lima e Mayara Carneiro 

[email protected] 

[email protected]

[email protected] 

#hudsonlimakoiote

(92) 991542015 

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui