27.6 C
Parintins
quarta-feira, junho 23, 2021

Maratona HackaDisplay gera ideias inovadoras para TV digital

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou no sábado, 29/5, às 18h, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, a maratona de programação HackaDisplay, que gerou ideias inovadoras para a TV Digital. Realizado pelo Manaus Tech Hub, que faz parte do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, o evento teve início na sexta-feira, 28/5, às 17 h, com a abertura feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que destacou a importância de eventos como este para o crescimento e fortalecimento da cidade.

“Junto com o Sidia, nós podemos desenvolver soluções tecnológicas para melhoria da nossa cidade, e a Prefeitura de Manaus precisa desta expertise e capacitação para que possamos apresentar alternativas práticas para o dia a dia”, ressaltou o prefeito.

“Este foi o primeiro evento de Hackathon realizado no Casarão Cassina, cujo ambiente foi criado para este propósito. Em breve, a prefeitura lançará novos projetos como este”, disse o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Após o credenciamento e abertura, os participantes foram divididos em oito equipes para idealizar e prototipar as soluções tecnológicas para televisão e aplicações. Para direcionar os participantes, o evento contou com a palestra “De onde surgem as ideias?”, e a partir daí começaram as definições e temas de cada equipe.

Acompanhadas por dez mentores especialistas, as equipes tiveram o prazo de 24 horas para desenvolver os projetos voltados para as áreas de Usabilidade, Saúde, Conectividade, Educação e T-Commerce, para então apresentá-los aos avaliadores convidados pela comissão organizadora, composta pelo secretário da Semtepi, Radyr Júnior; pela fundadora do Instituto Tchibum, Mariana Leite, e pelo gerente técnico de Visual Display do Sidia, Eric Silva.

A equipe vencedora foi a Inova Tech, que desenvolveu um aplicativo de telemedicina, voltado a portadores de deficiência visual, com o objetivo de desburocratizar e facilitar acesso a serviços de saúde. Cada integrante recebeu como prêmio um smartphone Samsung Galaxy S10. O segundo lugar ficou com a equipe Baré Tech, que desenvolveu um projeto para compras de supermercado através da TV digital.

“Nossa equipe gostaria de agradecer à Semtepi, à Prefeitura de Manaus, ao Sidia e ao Manaus Tech Hub, por nos proporcionar uma competição como esta, que tem o objetivo de fomentar nossa criatividade e empreendedorismo. Ganhar o primeiro lugar foi o resultado de muito trabalho. É muito importante a valorização da inovação, estamos aqui para pensar além e levar nossa cidade muito mais adiante. Compartilhando ideias, você pode criar soluções tecnológicas para impactar o mundo”, declarou a integrante da equipe vencedora Inova Tech, Ester Pessoa, acompanhada dos outros membros da equipe, Lucas Franklin e Carlos Marinho.

 

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui