23.4 C
Parintins
domingo, março 7, 2021

Lista com nomes dos aprovados no Vestibular e SIS da UEA é divulgada e aprovados comemoram

Emoção, choro, orgulho e alegria tomaram conta dos aprovados do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A divulgação da lista aconteceu nesta terça-feira (17), no pátio da Reitoria, ao som do Tubones Coral que animou a nova fase dos mais de três mil estudantes que estão realizando o sonho de entrar em uma universidade pública.

Logo após os primeiros gritos de emoção, o reitor da universidade, Cleinaldo de Almeida Costa, realizou o tradicional abraço de boas-vindas aos novos calouros. O reitor reforçou o aumento da responsabilidade para 2020.

“A chegada dos calouros é um cenário muito importante e de muita alegria não apenas para a Instituição, mas para todo o Amazonas. É o respeito à diversidade, é acolher quem precisa e ser uma instituição inclusiva, moderna e empreendedora, tendo assim uma estratégia para o desenvolvimento do Estado. Agora o próximo passo é abrir o edital de matrícula no computador ou celular e estar com todos os documentos prontos para o dia 6 de janeiro, primeira chamada de matrículas de 2020”, enfatiza Cleinaldo Costa.

Recepção

Além do Tubones Coral da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), os novos calouros foram recebidos por veteranos dos cursos de Medicina e Direito, familiares de alunos com cartazes e faixas celebrando as aprovações, fogos de artifício e funcionários da UEA.

Momentos antes da divulgação era possível ver diversos grupos ansiosos, correndo apreensivos para o mural com os nomes dos aprovados.

Impactado, o primeiro candidato a visualizar o nome na lista, André Luiz Mestrinho, deu pulos de alegria e não segurou as lagrimas. “Estou mega feliz agora, abdiquei de várias coisas este ano e me esforcei muito para no fim valer à pena. Agora vou fazer tudo que eu quero fazer, comemorar com a minha família e sair com meus amigos”, diz André Luiz, aprovado no curso de Medicina.

O recém-aprovado no curso de Medicina, Pedro Amaral, do município de Iranduba (distante a 36 km da capital), conta como foi a trajetória para alcançar a aprovação. “Eu estudei muito, fiz três pré-vestibulares, um curso intensivo de redação, um intensivo de exatas, tentei conciliar os estudos. Amanhecia estudando, madruguei seis dias antes do vestibular, estudei vários editais anteriores e agora passei para Medicina”, relatou Amaral.

Entre os alunos que se dedicaram a estudar somente em casa, João Paulo Souza, que passou em Medicina pelo SIS, fala sobre as dificuldades que enfrentou durante o tempo de preparação. “Ocorreram alguns imprevistos, perdi os outros vestibulares e a UEA se tornou minha única esperança, então estava ansioso. Estudei só na escola e em casa, nunca fiz cursinho ou aula particular, apenas detalhava o edital e ia estudando. Estipulei metas de disciplinas e não fazia nada sem ter estudado antes. Eu basicamente digeri o edital e ia fazendo ponto por ponto”, conta.

Vagas

Neste ano, foram oferecidas no total 3.379 vagas para os 37 cursos de oferta regular, incluindo 195 para alunos indígenas e 307 para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular foram 1.727 vagas, sendo 1.130 vagas para a capital e 597 vagas para o interior. O SIS disponibilizou 1.150 vagas, sendo 752 vagas para a capital e 398 para o interior.

A lista dos aprovados está disponível no site da UEA, (www.uea.edu.br) nos links Vestibular e SIS. O edital de matrícula institucional para os cursos com início no segundo semestre de 2020 também foi divulgado hoje.

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui