Foto: Izabela Karoline

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto participou, nesta sexta-feira (6), da palestra do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Velloso Filho, sobre condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral, realizada no auditório Senador João Bosco da Casa Legislativa.

“É uma alegria receber o ministro Carlos Velloso Filho nesse momento de pré eleição, quando já iniciou o calendário eleitoral das eleições de 2020. Nos últimos dias foi divulgada a questão da janela partidária para os vereadores com mandato, que podem mudar de partido sem perder o mandato. Receber aqui o ministro Carlos Velloso é uma garantia para as pessoas envolvidas nas eleições sejam eles candidatos, sejam assessores, advogados ou o público em geral”, disse Josué Neto, que ressaltou que o momento eleitoral é muito importante para o país e a cada ano as regras eleitorais sempre estão mudando para dar condições iguais de candidatura.

Durante a palestra, o Ministro Carlos Velloso Filho afirmou que o estabelecimento dessas vedações foi feito para proteger o princípio da igualdade entre os candidatos, os partidos ou coligações. “É uma matéria da maior importância, na medida que nós asseguramos a igualdade, nós também estamos assegurando a liberdade do eleitor de votar segundo a sua a própria consciência, ou seja, sem interferência indevida”, explanou Filho.

O evento contou com a participação do diretor da Escola do Legislativo da Aleam, João Paulo Jacob, advogados, universitários, assessores de políticos e servidores da Casa Legislativa.