Josué foi três vezes presidente da Aleam

O deputado estadual Josué Cláudio de Souza Neto (Patriotas) 46 anos, deverá assumir até o dia 15 de abril de 2021 a vaga como Conselheiro no Tribunal de Contas do Amazonas – TCE-AM. A vaga hoje pertence a Josué Cláudio de Souza Filho, pai de Josué e que vai deixar o cargo no começo do mês de abril.  Segundo fontes do site Koiote, Josué Neto deve deixar a ALEAM entre os dias 3 ou 6 de abril. 

18 anos de mandatos no Amazonas 

Josué Neto foi vereador na Câmara de Manaus, ganhando a eleição de 2004 para o legislativo municipal com 5.994 votos, aos 29 anos de idade pelo antigo PFL hoje DEM. 

Na eleição de 2006, ganhou pela primeira vez a vaga de deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM- com 15.458 votos, filiado ao PSB. 

Foi reeleito deputado em 2010, já filiado ao PMN com 28.448 votos. Nos biênios 2013-2014 assumiu pela primeira vez como presidente da Assembleia Legislativa. 

Na eleição de 2014, Josué Neto, filiado já ao PSD conseguiu o 3º mandato estadual com 60.645 votos. Foi reeleito no biênio 2015-2016  pela segunda vez presidente da ALEAM. 

Na eleição de 2018, Josué teve 26.924 votos pelo PSD e conseguiu a quarto mandato. Foi eleito no biênio 2019-2020 para presidente da ALEAM pela terceira vez. E agora em 2021 está na função de 1º vice-presidente. 

Josué disputou a prefeito de Manaus na eleição de 2016, como vice-prefeito na chapa encabeça por Marcelo Ramos (PL). Eles perderam no segundo turno para Arthur Neto (PSDB). 

No dia 16 de dezembro de 2020, Josué foi eleito  por unanimidade para ser o indicado do Legislativo à ocupar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

No TCE a família tem tradição, pois o primeiro a assumir o posto de Conselheiro foi Josué Cláudio na década de 70; depois Josué Filho na década de 2000 e agora será Josué Neto. 

Com a saída de Josué Neto, no mês de abril de 2021, quem assume a vaga na Aleam é o parintinense Tony Medeiros (PSD), atual vice-prefeito da Cidade de Parintins. 

Josué é neto do ex-prefeito de Manaus e fundador da Rádio Difusora

 

Josué Cláudio de Souza Neto é neto do talentoso comunicador de massa, Josué Cláudio de Souza, fundador da Rádio Difusora do Amazonas e ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito de Manaus, ex-senador e ex-governador em exercício do Estado.  

Segundo memorial da Câmara de Manaus e da Assembleia, Josué Cláudio desembargou no Amazonas dia no dia 31 de dezembro de  1942. A pedido do magnata da comunicação do Brasil naquela época, Assis Chateaubriand para ser o diretor da Rádio Baré, antiga Voz da Baricéia, única estação de Manaus. Também veio com a missão de comandar o jornal mais mais antigo do Amazonas, o Jornal do Commercio, dos ‘Diários e Emissoras Associadas do Brasil’.

Josué Cláudio elegeu-se deputado estadual em três legislaturas, participando da Assembléia Estadual Constituinte em 1947. Foi o primeiro prefeito eleito de Manaus na era do ex-presidente Getúlio Vargas a chamada ‘pós-getulista’ anos de1960, assumiu interinamente o governo estadual e foi  três vezes  deputado federal. Nascido em Itajaí, Santa Catarina, mudou para Manaus aos 32 anos, a bordo de um Catalina da Panair do Brasil em 1942. 

Claudio e a esposa Maria da Fé Xerez de Souza, criaram a Rádio Difusora do Amazonas para ir ao ar no dia 24 de novembro de 1948, através do patrocínio e investimento do empresário Jaime Araújo, da tradicional família J. G. Araújo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui