Lobato é o atual vice-presidente do Caprichoso e antecipa ser candidato a presidente
Lobato é o atual vice-presidente do Caprichoso e antecipa ser candidato a presidente

A coluna do Koiote fez 4 perguntas ao advogado Jender Lobato,  ou  “Menino da Francesa” como vem sendo chamado pelos sócios e torcedores do Boi Bumbá Caprichoso. Lobato é candidato à presidência do azul e branco, na eleição do mês de setembro de 2019. Atualmente é vice-presidente da agremiação, portanto é o nome a ser batido pelos demais candidatos que pleiteiam a sucessão do presidente Babá Tupinambá. Juntos, Babá e Jender conseguiram executar projeto arrojado que levou ao título de bicampeonato do Caprichoso, que não vinha há dez anos. Dessa forma, levantaram mais ainda a alto estima e euforia da Nação Azulada.

Aos 35 anos o advogado já exerceu vários cargos administrativos e assessoria de gestão pública em Prefeituras, Câmaras Municipais e escritórios de advocacia. Desde adolescente participa do Movimento Marujada de Manaus onde tem muitos amigos e forte influência atualmente. Filho do farmacêutico Senhor Lobato e da professora Ana Adélia Lobato (de saudosa memória), esse torcedor nascido e criado no bairro da  Francesa, reduto do Caprichoso, não abrirá mão do sonho de ser presidente.

Jender Lobato 3

Koiote: No final do ano passado, alguns sites e principalmente alguns vereadores Câmara da cidade de Presidente Figueiredo denunciaram processos e casos de ilícitos e envolveram teu nome no meio. Tem receio do estrago que tais denúncias podem provocar ou ser usadas pelos teus adversários durante o processo da eleição do Caprichoso?

Jender Lobato: Eu não tenho medo e nem receio. Primeiro é bom repor a verdade, eu Jender Lobato não sofro nenhum processo seja de improbabilidade administrativa ou civil. Isso é mentira. Eu não tenho medo da polícia civil, federal, TCE ou da justiça. Pois não devo nada e não fiz nada de irregular. Não devo nada a justiça e nem tenho condenação. Não sou bandido e nem ladrão. Não tenho condenação no TCE, no TRE, na Justiça Comum e nem Trabalhista. Participei agora da eleição da OAB Amazonas na qual fui eleito na chapa do presidente Marco Aurélio Choy. Estou participando do processo da vaga para um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de compor o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e para isso deve ter vida pública e privada limpa. Passam pente fino para você está na disputa.  Eu repito, tenho me pautado no respeito público. Uma coisa que jamais vou negar é de onde trabalho e tiro minha renda que é na atuação de advogado e representante de municípios. Sobre a onda de mentiras ventiladas,  envolvendo meu nome,  estamos tratando tudo na área jurídica para processar a quem de direito e a responder de forma correta se algo for questionado. Trabalho em prol ao sustento da minha família, da minha esposa e meus filhos, ajudo quando tenho os amigos, tenho atuado sempre dentro da ética profissional.

Koiote: O presidente Babá Tupinambá e você já definiram se terá mesmo eleição no Caprichoso, pois tem a possibilidade de algum associado levantar e pedir a prorrogação do mandato de vocês?

Jender Lobato: A eleição não sou eu ou o presidente Babá quem define. Mas sim os associados no Estatuto que rege a Associação Cultural Boi Bumbá Caprichoso. Dessa forma, a cada três anos deve ter eleição. Eu sou totalmente contra prorrogação de mandato. Assim como a grande maioria dos associados são. É uma situação desgastante para o Caprichoso. Já tivemos essa experiência no passado. A democracia tem de prevalecer e a eleição fortalece o pensamento e conduta de cada associado.  Temos um grande trabalho rumo ao Tricampeonato do Caprichoso e depois unidos, eu e o presidente Babá vamos caminhar para a eleição. Tenho certeza da união do nosso grupo. E minha candidatura hoje é irreversível.

Jender e Baba 2

Koiote: Então você é o candidato a ser batido pelos demais adversários?

Jender Lobato: Não me sinto adversário de nenhum dos meus colegas que vão se colocar como possíveis candidatos. Hoje nenhum declarou de forma aberta ser candidato. Temos ouvido falar no nome do artista Rossy Amoedo, do ex-presidente Carmona Oliveira, do associado Henrique Medeiros, do ex-presidente Dodó Carvalho, da ex-presidente Márcia Baranda, do  cantor Arlindo Junior e de vários outros. Mas agora é tudo especulação. Vamos tentar dialogar com todos que comungam com o pensamento de um Caprichoso cada vez mais forte e ganhando títulos, pois nosso adversário é o Boi Contrário. Eu estou em plena campanha, pois assim como qualquer associado, tenho o direito em querer dirigir a agremiação que tanto eu amo. Que aprendi a brincar desde minha infância na Francesa, aprendi muito quando visitava ainda curumim o Curral Zeca Xibelão e já adulto aprendi e também ajudei a diversas diretorias. Com muito respeito e carinho ao sócio e torcedor, aos artistas e colaboradores, colocamos nosso nome a disposição para avaliação de todos.

Koiote: Falar em função, temos um novo governador no Amazonas. Qual expectativa tua sobre a gestão Wilson Lima?

Jender Lobato: São as melhores possíveis. O governador Wilson Lima antes de chegar ao cargo, nós de Parintins já temos a vantagem dele ter experiência no Festival, pois participa de nossa festa há mais de dez anos. Sabe como a festa é importante para a nossa cidade. Para divulgar o Amazonas para o restante do Brasil. Atuou com a TV A Acrítica do Dissica Calderaro, que é parceiro do Festival, na função de âncora. De tal forma que temos expectativas ótimas sobre o Wilson Lima e o Carlos Almeida como novos gestores.  Vamos começar a conversar com o secretário de Cultura nesse fim de semana e dessa forma o presidente Babá e eu tratarmos as metas de trabalho do Caprichoso. Na parte artística sob a coordenação do Erike Nakanome, Socorrinha Carvalho e demais integrantes do Conselho de Artes estamos muito bem obrigado e prontos para o tricampeonato. Agora vamos ajustar a questão das parcerias.

Publicado também no site parintinsamazonas.com.br

Contato: [email protected]

(92)991542015