31.8 C
Parintins
sábado, junho 19, 2021

Jander Lobato defende ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil

No dia de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o vereador Jander Lobato (PTB) manifestou apoio às ações de prevenção e fez um apelo para que a população denuncie esse tipo de crime. O vereador é vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Juventude e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Esse é um assunto que diz respeito a todos nós. A mim, como vereador de Manaus, vice-presidente dessa importante Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Juventude e do Idoso da Câmara, e também como pai, como cidadão. Precisamos conclamar a sociedade para nos envolvermos nessa causa grave e urgente”, declarou o vereador.

Na tribuna da CMM, Jander Lobato chamou atenção para os dados alarmantes referentes aos casos de exploração sexual. No ano passado, 44 crianças e adolescentes foram vítimas, em Manaus, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Quase 90% das vítimas foram meninas na fase da adolescência. Este ano, até abril, o crime já fez 14 vítimas na capital do Amazonas, 13 delas meninas.

Outro alerta feito pelo vereador foi para o fato de que a maioria dos casos de abuso de crianças e adolescentes acontece dentro de casa, por isso a importância de toda a família estar atenta. Nessa rede de proteção, os professores também têm um papel fundamental, observando comportamentos que possam indicar que a criança está sendo vítima de algum tipo de violência.

“As crianças não conseguem se defender sozinhas, e precisamos fazer isso pela vida delas, por isso, a importância de incentivarmos a informação que leva à prevenção. Também deixo o meu pedido para que esse tipo de crime seja denunciado e para que os responsáveis sejam punidos. É nossa responsabilidade incentivar as pessoas a não fecharem os olhos para o sofrimento desses meninos e meninas” disse o vereador.

Como denunciar

Para denunciar qualquer tipo de violação aos direitos de crianças e adolescentes procure a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), da Polícia Civil, que fica no conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Você também pode procurar os Conselhos Tutelares ou ligar para os seguintes números: Disque 100; Disque-Denúncia (0800 092 1407) e Disque-Direitos Humanos (0800 092 6644).

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui