A família Batista Santarém está em festa na cidade de Parintins por sua matriarca conquistar duas vitórias nesta semana. A primeira e mais aguardada é que dona Helena Batista Santarém, carinhosamente conhecida como Judith, venceu a Covid-19. E a segunda é por ela ter completado no dia 12 de junho 101 anos de idade.

A idosa tem 10 filhos, sendo três homens e sete mulheres, e nasceu no dia 12 de junho de 1919, ainda no século XX. Ela foi diagnosticada com o Novo Coronavírus, contudo é assintomática, ou seja, contraiu o vírus e não apresentou sintomas durante todo o período de desenvolvimento da doença. A descoberta só foi possível devido a uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizar a testagem domiciliar em dona Judith. Isso porque a Prefeitura de Parintins ampliou ainda mais o enfrentamento ao Novo Coronavírus com a busca ativa de idosos infectados.

Dona Helena Batista Santarém estava se sentindo bem e por isso recebeu todos os tratamentos e remédios em casa. No entanto, os familiares estavam apreensivos, pois a matriarca é do grupo de risco da Covid-19. Ela recebia diariamente a visita de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para verificar sua evolução quanto à doença.

Ontem a família comemorou o aniversário de dona Judith de forma virtual e neste dia 13 de junho o Prefeito de Parintins Bi Garcia (DEM) anunciou com exclusividade ao Site do Koiote.com.br que a idosa está fora do período de transmissibilidade e venceu o vírus.

Bi Garcia agradeceu o empenho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde por realizarem todos os dias acompanhamentos em várias residências do município. De acordo com Bi, o grupo das pessoas com mais de 60 anos compõe cerca de 80% das mortes no município, segundo dados do Boletim Epidemiológico, por isso a preocupação redobrada com esse segmento.

A idosa de 101 anos que venceu a Covid-19 em Parintins é torcedora encarnada e adora cantar as toadas do Boi Bumbá Garantido. Assim como é devota de Nossa Senhora do Carmo e é dona de uma fé inabalável. Ela ama tomar um caldinho de peixe e receber o carinho de seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

 

Por Mayara Carneiro – Jornalista e Editora Chefe do Site Koiote.com.br

Contato com a Redação: (92) 991238985