27.7 C
Parintins
sábado, fevereiro 27, 2021

Governo do Amazonas prossegue visitas técnicas no interior com diagnóstico em Parintins

Seguindo os trabalhos de diagnóstico da rede de saúde para melhor atender as demandas relacionadas à Covid-19 no interior do Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Ministério da Saúde executaram, neste domingo (07/02), uma visita técnica no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A ação na cidade teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos municípios para que, num modelo de ação conjunta tripartite, os três níveis de esferas governamentais tracem estratégias de combate à doença. Na sexta-feira (05/02) e no sábado (06/02), as equipes estiveram nos municípios de Lábrea e Humaitá.

Em Parintins, o grupo percorreu os hospitais Padre Colombo, Jofre Cohen e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, analisando a demanda de equipamentos, insumos, infraestrutura e recursos humanos para pacientes com Covid e não Covid. Além disso, foram observadas as estratégias do município ligadas à Atenção Primária, e também à média e alta complexidade.

“Tudo isso é para a gente fazer um diagnóstico, para junto com o Ministério da Saúde, junto com o município, nós estarmos traçando estratégias para melhorar a assistência e possivelmente a gente estar ampliando e melhorando a qualidade dos serviços nos municípios polos”, reforçou o secretário executivo de Assistência ao Interior da SES, Cássio Espírito Santo.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, considerou a visita técnica de extrema importância para acompanhar o trabalho feito em Parintins, um dos três municípios com maior número de casos confirmados da doença no Amazonas. Até este domingo, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a cidade havia registrado 8.093 casos, atrás apenas de Manaus e Coari.

“É muito importante os parceiros, que são o Governo Federal e o Governo do Estado, estarem aqui para ver in loco como está funcionando o sistema tratamento da Covid-19. E nós estamos trabalhando, estamos nessa guerra para realmente salvar o maior número de pacientes aqui no município de Parintins. Essa visita nos traz uma energia maior no que se refere a trazer o apoio de equipamentos, RH e a conquistar mais investimentos para o município”.

Aporte financeiro – O Governo do Amazonas tem constantemente buscado formas para atender o interior do estado, no atual cenário da pandemia de Covid-19. Entre as medidas adotadas está a proposta de repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para dar suporte às ações de combate ao coronavírus no interior.

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui