22.3 C
Parintins
segunda-feira, abril 19, 2021

Garantido: Grandes Nomes das causas indígenas e ambientais participam do 1° dia de Seminário do Boi

Com a proposta de contextualizar as equipes de trabalho dos setores do Bumbá e aproximar os colaboradores da Associação, no intuito de consolidar uma equipe de alta performance para a conquista de mais um título em 2021, o Boi da Baixa realizou o primeiro dia do Seminário temático, “Garantido: Um Novo Tempo”.

O evento iniciou na manhã deste sábado (05/12), no Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves- CETI com a apresentação cultural da Banda Curumins da Baixa, em seguida a formação da Mesa de abertura do Seminário, composta por Antônio Andrade – Presidente do Boi Garantido, Ida Silva – Vice-presidente do Boi Garantido e Tony Medeiros, Prefeito em exercício de Parintins.

A vice-presidente Ida Silva fez a primeira fala do Seminário saudando os presentes e ressaltando a importância deste momento promovido pelo Boi Garantido.

_“Vivemos mais um momento histórico no Boi Garantido. Estamos aqui para compartilhar conhecimento e temos as maiores autoridades nos assuntos que aqui serão discutidos. Sustentabilidade, meio ambiente e a defesa das causas indigenistas são temáticas que ganham destaque internacional e chamam a atenção de todo o mundo. Este é o início do processo de reconstrução do Boi Garantido, fortalecido, humanizado e de valorização das pessoas”, destacou Ida Silva.

O Presidente Antônio Andrade apresentou uma contextualização histórica do Garantido e finalizou propondo ações para as áreas de defesa do meio ambiente e das demais causas defendidas pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido – AFBBG.

_“O Boi Garantido vive realmente um novo tempo. Precisamos fazer com que o discurso de conservação, sustentabilidade e defesa dos povos indígenas, seja realmente posto em prática. Precisamos cuidar da Amazônia, por nós, pelas gerações futuras e pelo mundo. Vamos trabalhar, incansavelmente, para proteger o nosso maior bem: a vida”, enfatizou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade.

Tony Medeiros ressaltou a importância econômica do Festival Folclórico de Parintins.

_“O seminário não é importante apenas para o Garantido, mas para Parintins. É a nossa indústria cultural, uma alternativa econômica de grande importância, a qual injeta quase 100 milhões na economia parintinense. Parintins se projetou pela força e garra do povo, e a cultura foi fundamental neste processo”, afirma o sempre lembrado Amo do Boi Garantido e prefeito em exercício de Parintins.

O evento contou com Painel “Questão indígena no Brasil e as Mudanças Climáticas no Mundo” ministrada por Marcos Terena – escritor e líder indigenista. Posteriormente, Carlos Melk, Ceo de Negócios da Takiokay Investimentos, apresentou o painel “Planejamento Estratégico do Boi Garantido 2021/2023”. Ainda nesta manhã, discutiu-se “A busca do fazer artístico no Boi Garantido e sua contribuição para a formação de uma comunidade artística” por João Fernandes, profissional das Artes Cênicas com ênfase em Coreografia, direção teatral, produção cultural e Gestão. O Ator, diretor e roteirista Felipe Herzog finalizou a manhã, defendendo o tema “O Festival de Parintins enquanto espetáculo que alia tradição e inovação”.

_”É a primeira vez que venho a Parintins. Sempre quis conhecer essa terra, esse povo, a cultura que ganhou o Brasil e o mundo. Parintins é rica em todos os sentidos, terra de um povo feliz, hospitaleiro, que emana cultura e conhecimento. A oportunidade que estou tendo em participar deste seminário é única. Falar de povos indígenas, para o povo que faz um festival praticamente todo voltado a essa temática, será algo único e marcante na minha vida. Espero estabelecer uma conexão definitiva com Parintins, o Festival e principalmente com o Boi Garantido. Atravessei o Pantanal, vi o Garantido e a tristeza imensa que eu estava sentido pela perda de alguns entes queridos, se foi”, declarou emocionado o pioneiro na luta dos povos indígenas no Brasil, e no mundo, Marcos Terena.

A partir das 14h, a programação contará com os painéis “As grandes mobilizações indígenas em nível internacional”, a “Patrimonialização na Cultura Popular” e as “Novas estratégias de MKT, Administração e Captação de Recursos do Boi Garantido”. Estavam presentes itens, colaboradores, integrantes dos setores do Boi da Baixa, convidados e imprensa.


Painelista
*Marcos Terena*
Escritor e líder indígena. Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É o atual Presidente do Comitê Intertribal e coordenador do programa VIATAN – Central de Informações Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena Internacional. Atualmente é coordenador do Conselho Internacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento nascido dos sonhos indígenas do Brasil.

*Carlos Melk*
Executivo de Projetos, Me. em Engenharia de Produção. MBAs em Administração de Empresas e Negócios. Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Cientista da área de Desenvolvimento Regional; Ceo de Negócios da Takiokay Investimentos.

*João Fernandes*
Mestre em Letras e Artes pela UEA (2013). Graduação em DANÇA pela UEA (2009) e Técnico em Artes Cênicas pela UFCE (2003). Atualmente Coordenador do programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão e Produção Cultural e professor da UEA na Escola Superior de Artes e Turismo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, direção cênica e Gestão Cultural.

*Felipe Herzog*
Ator, diretor e roteirista graduado no curso de Artes cênicas – Direção Teatral (UFRJ). Cursou produção, cinema documental e cinema cômico na Escuela Nacional Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC – Argentina). Em Madri, cursou Roteiro e Direção audiovisual (Foro de Creadores). Atualmente, conclui os cursos Oficina de Séries e Formação em Roteirista – com José Carvalho e Ricardo Tiezzi (Roteiraria – SP). /// FOTOS: PAULO SICSÚ 

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui