22.4 C
Parintins
sábado, maio 15, 2021

Deputados repercutem dia do professor e aniversário de Parintins na Aleam

Na Sessão Plenária desta terça-feira (15) os deputados manifestaram seu respeito aos educadores, parabenizando os professores pela passagem do Dia do Professor, comemorado na mesma data. O aniversário de 167 anos de criação do município de Parintins (a 369 km de Manaus) foi outro tema repercutido na tribuna pelos deputados, que destacaram o papel do município como propagador da cultura amazonense através do Festival de Parintins.

Em seus pronunciamentos no Pequeno Expediente, os deputados estaduais Álvaro Campelo (Progressistas), Cabo Maciel (PL), João Luiz (Republicanos), Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (Podemos) lembraram a data, destacando o papel fundamental dos educadores como formadores das demais profissões, citando que a valorização dos mestres é a chave para o progresso de uma nação.

Da mesma forma o presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto, parabenizou especialmente os deputados estaduais Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PSDB), professores por formação e lembrou o apoio incondicional do Legislativo Estadual à causa da educação. “Como nós temos aqui dois professores, que são o deputado Sinésio Campos e a deputada Therezinha Ruiz, queremos nos congratular e dizer que esta Casa – como foi de exemplo no início do ano nas negociações entre o Governo do Estado e os profissionais da educação, sempre estará à  disposição desta classe tão importante”, reforçou.

O deputado Álvaro Campelo se pronunciou no pequeno Expediente também para registrar ações da Comissão da Criança, Jovens e Adolescentes da Assembleia, presidida por ele, pela passagem do Dia da Criança, comemorado no último dia 12 de outubro, com mais uma edição do projeto Caravana da Criança em Manacapuru (a 68 km de Manaus) na última sexta-feira (11). Campelo também registrou o lançamento do projeto “Mais que vitorioso”, para levar o esporte, especificamente o jiu-jítsu, para os jovens, livrando-os das drogas e da criminalidade.

Cabo Maciel parabenizou a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) pelo atendimento dos apenados do Núcleo Prisional do Batalhão de Guarda da Polícia Militar na última segunda-feira (14), ouvindo caso a caso dos presos com excesso de prazo e oferecendo assistência jurídica aos que não tinham advogado, precisando da celeridade da justiça.

O deputado estadual João Luiz comemorou a inauguração do cabo aéreo na Ponte sobre o Rio Negro, solucionando o problema de abastecimento de energia elétrica nos municípios de Manacapuru (a 68 km de Manaus) e Iranduba (a 27 km de Manaus). Para João Luiz a estabilidade no fornecimento de energia, aliado ao bom sistema de telefonia são essenciais para o desenvolvimento do interior do estado.

Serafim Corrêa tratou sobre a mudança no calendário estadual de pagamento dos servidores públicos, anunciada pelo Governador Wilson Lima (PSC) na última sexta-feira (11). Para Serafim as medidas adotadas caracterizam uma maquiagem contábil nas contas do Governo, uma ‘esperteza’ que pode trazer sérias consequências no futuro. Na mesma linha de pensamento, Wilker Barreto afirmou que o Governo está infringindo literalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e está brincando com a vida financeira daqueles que precisam que a roda da economia gire. Ele também lembrou os vários alertas em relação aos gastos, como em contratos de valores exorbitantes.

Em uma Cessão de Tempo o diretor-presidente da Empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, explicou o Programa Amazônia Conectada, que prevê a popularização da internet banda larga através da interligação de 52 municípios. Para o diretor, a infraestrutura em telecomunicações vai ampliar o acesso da população às políticas públicas da capital para o interior. “Uma carteira de identidade que em alguns municípios demora até 90 dias para chegar ao cidadão, podemos reduzir para apenas algumas horas se esse programa for implantado”, exemplificou.

Em Comunicado de Liderança o deputado estadual Fausto Júnior (PV) parabenizou o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) pelos seus 69 anos, comemorados na última segunda-feira (14) e pelas Olimpíadas dos TCE’s. O deputado também parabenizou o Conselheiro Mario de Mello, eleito novo presidente do órgão na manhã desta terça-feira (15) para o biênio 2020-2021.

Na Ordem do Dia foram aprovadas oito concessões de Título de Cidadão, entre elas a que concede o Título ao Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux – de autoria do presidente da Assembleia, deputado Josué Neto, e também ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de autoria do deputado Cabo Maciel.

 

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui