Foto: Danilo Mello

Na primeira Sessão Plenária deste ano realizada na manhã desta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) os deputados estaduais apresentaram 119 requerimentos à Mesa Diretora, a maioria destes destinados a melhorias para a população do interior do Estado.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), por exemplo, apresentou 75 requerimentos solicitando a instalação do programa Luz para Todos do Governo Federal em comunidades da zona rural dos municípios de Novo Aripuanã (distante 227 quilômetros de Manaus) e de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus).

Segundo o deputado, a falta de energia elétrica nas comunidades ocasiona sérios problemas, como a dificuldade de acesso dos alunos à escola no período noturno, a impossibilidade de os moradores terem eletrodomésticos triviais, como geladeira, televisão, liquidificador, ventilador, assim como prejudica o comércio, já que impede a comercialização de certos produtos para geração de renda.

Já em outras comunidades de Novo Aripuanã que possuem acesso à energia elétrica, a dificuldade é na constância do fornecimento com o problema dos ‘apagões’. Por isso, Sinésio também apresentou requerimento pedindo encaminhamento à Eletrobras Amazonas Energia, para que esclareça os constantes apagões nas comunidades Vencedorzinho, Vencedor, Vila Nova, Uruá Brasão, Realeza I e II, Cruzeiro, Nova Estrela e Bom Sossego.

Dra. Mayara (PP) apresentou cinco requerimentos, dentre eles, um requerimento na forma de indicativo solicitando a aquisição de uma ambulancha para o município de Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus) para agilizar o atendimento médico, principalmente nos casos de urgência e emergência pelas longas distâncias entre a zona rural e o hospital do município.

Já Belarmino Lins (PP) fez indicação ao Governo do Estado, pleiteando o reajuste no pagamento na ordem de R$ 50 para cada família que recebe o auxílio do Bolsa Floresta, pagamento por serviço ambiental instituído em 2007.

Os deputados Dr. Gomes (PSC), Alessandra Campêlo (MDB), Cabo Maciel (PL), Joana Darc (PL) e Serafim Corrêa apresentaram respectivamente, cinco, quatro, 18, um e dez requerimentos à Mesa Diretora.