foto: AFP / Miguel SCHINCARIOL

A Secretaria de Saúde de São Paulo notificou ao Ministério da Saúde, neste sábado (29/2), o segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil. O paciente esteve na Itália, por onde também passou o primeiro caso registrado no país, na última quarta-feira (26/2), e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). 

De acordo com a rádio BandNews FM, o paciente chegou ao Brasil na última quinta-feira (27/2), vindo de Milão, e trabalhou normalmente durante o dia. Depois, começou a apresentar sintomas, como febre, dor muscular e dor de cabeça, e procurou atendimento médico no Hospital Israelita Albert Einstein.
Ainda segundo a rádio, após exames, o caso foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, para que fosse confirmado pelo Ministério da Saúde. O paciente está em isolamento domiciliar com a esposa. Ela também esteve na Itália, mas não apresenta sintomas da doença. 
A Secretaria de Saúde do estado afirmou que, por enquanto, ainda não há evidências de circulação do vírus em território nacional. O Ministério da Saúde deve divulgar novas informações sobre o caso ainda neste sábado. 
Primeiro caso
O primeiro caso de infecção por coronavírus no Brasil foi confirmado na última quarta-feira, também no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O paciente é um homem de 61 anos, que chegou da Itália em 21 de fevereiro. Ele esteve na Lombardia, região mais afetada pelo contágio. 
Com as infecções confirmadas fora da China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para “muito alta” a avaliação de risco para o novo coronavírus a nível global. Até o momento, foram registrados cerca de 83 mil casos do covid-19 no mundo, com 2,8 mil mortes. Cerca de 4 mil desses casos são fora do território chinês, em 49 países diferentes. Ocorreram 67 mortes fora da China. /// Fonte: Correio Braziliense