22.9 C
Parintins
quinta-feira, maio 6, 2021

Comércio entre Peru e Amazonas discutido na Suframa

O deputado Felipe Souza (Patriota) participou da terceira reunião técnica sobre a interligação logística e comercial Paita-Manaus. Com o foco no aprofundamento dos custos logísticos e dos estudos de viabilidade para utilização dos terminais portuários de Paita, Yurimaguas e Iquitos, no Peru, a reunião foi realizada na última sexta-feira (31), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a participação de representantes governamentais, diplomáticos, das forças armadas e das classes política e empresarial do Brasil e do Peru.

Além do deputado Felipe Souza, estiveram presentes autoridades como o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, o cônsul-geral do Peru em Manaus, ministro Gonzalo Guzman, os deputados federais Capitão Alberto Neto (PRB/AM) e Manuel Marcos (PRB/AC), e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Amazonas, Guilherme Melo Pessoa, entre outras.

O encontro deu continuidade às discussões ocorridas nos dias 22 de março e 26 de abril, que tiveram o objetivo de iniciar entendimentos para viabilização de uma rota que interligue Manaus ao Oceano Pacífico por meio do Peru. A rota em discussão teria início no porto de Paita, seguindo via rodovia até o porto de Yurimaguas e, de lá, pela via fluvial, iria até a cidade de Iquitos. Depois, por hidrovia amazonense, entraria por Tabatinga e chegaria até Manaus. A rota Paita-Manaus compreende um total de 941 quilômetros de rodovias e 2.780 quilômetros de hidrovias, que podem ser percorridos em aproximadamente 12 dias. Atualmente, a rota logística do Pacífico até Manaus é realizada pelo Canal do Panamá e leva aproximadamente 24 dias.

Para Felipe Souza, essa reunião  foi de extrema importância,  pois foi apresentado os custos logísticos atuais e com a interligação logística entre o Brasil e Peru, os custos tendem a cair e com isso o produto final que chega ao consumidor fica mais barato. “Estarei levando ao parlamento estadual essas informações e dados técnicos para ser discutida entre meus pares e obter apoio à viabilidade dessa rota que, no meu entendimento, será muito importante para os dois Países”, concluiu.

 

Orlando Muniz (92) 99183-2261

Foto: Wilkson França

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui