Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514

O Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), ocorrido no último final de semana, foi destacado na manhã desta segunda-feira (5), pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL), sobre o trabalho que realizam com a prevenção e a promoção da saúde, no qual mapeiam as comunidades e desenvolvem estratégias de intervenção voltada ao auxílio da população local junto a suas unidades básicas. Além de elevar a qualidade de vida dos moradores, isso garante boas oportunidades para a população.

O trabalho do agente comunitário foi apontado como muito importante pelo parlamentar, pois é ele o responsável por criar estratégias que realmente fazem diferença para os pacientes atendidos, aumentando a qualidade de vida da comunidade e preservando ambientes de risco no Estado.

Ao concluir, Cabo Maciel afirmou que o agente comunitário de saúde participa da elaboração, avaliação, programação e reprogramação dos planos de ações locais em conjunto com a equipe multidisciplinar, para levar em conta todos os âmbitos da comunidade como: história, população e situação de risco.