Com o tema “Voto é meu! Não trabalhou, vazou”, a Banda do Koiote 2019 traz ao Carnaval de Parintins assuntos destaques do cenário político, social e bovino da Ilha Tupinambarana e mantém acessa o humor como forma protesto, mulher bonita, gays bonitos e várias bandas no Palco. Neste domingo no I Grito de Carnaval, a Banda do Koiote estará no Bairro do Itaúna I.

A música faz sátira política e crítica social. Resultado da eleição de 2018; movimentação nos bastidores dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso; acontecimentos marcantes da cidade e o contexto para o próximo pleito municipal são enfatizados na marchinha deste ano.

A Banda do Koiote 2019 alerta sobre a obra do Restaurante Popular da cidade de Parintins, o qual já foi construído há 10 anos e nunca foi entregue ao povo, inclusive já recebeu recursos para a manutenção do logradouro e passou por reforma devido a enchente do Rio Amazonas.

Vale ressaltar que é o quarto ano a Banda de mexer com o contexto social temas de interesse da população. Em 2016 tratou dos 20 anos da Lixeira Pública e das Casas Populares do município e obra da Paraíba; em 2017 debateu o abandono do Palácio Cordovil, localizado na Praça Eduardo Ribeiro e a vitória do prefeito Bi Garcia; e ano passado tratou dos 19 anos das ruínas da Casa da Cultura.

De acordo com o Jornalista Hudson Lima, organizador da Banda do Koiote, a sátira política do bloco de rua alerta aos administradores públicos o pensamento da população. “Não é crítica pessoal a político A, B ou C, mas sim rememorar que temos prioridade a ser feitas em prol a população e a população necessida de uma resposta”, comenta.

A primeira programação da Banda em 2019 foi o ensaio fotográfico das Musas do Koiote e das Musas Irreverentes, a qual ocorreu nas ruas da Estrada do Aninga.

A acadêmicas de artes plásticas da UFAM Sabrina Prata coordena o grupo das Musas da Banda Koiote desde 2016. Sah informa que no domingo de Carnaval os integrantes vão para a Avenida do Samba brindar a fólia momesmo, mas também chamar a atenção da sociedade para os temas relacionados à letra da música.

O Grupo que forma As Musas dos Koiotes Irreverentes é coordenador pelo coreógrafo Péricles Brasil.

O radialista Rony Belchior da Tiradentes FM é outro ativista da Banda do Koiote desde 2016 e afirma que o serviço prestado durante o Carnaval pela Banda se faz necessário para lembrar que a cidade tem problemas a ser resolvido pelo Poder Público Municipal ou Estadual.

Segundo Hudson Lima, no próximo dia 24 acontecerá em frente ao prédio do Restaurante Popular o “Sopão Solidário”, com a entrega gratuita de sopa para as famílias de Parintins. O local é na rua 24 de Janeiro no Bairro Itaúna 1. Nesse evento a Banda tem apoio da Associação de Moradores. Várias atrações estão programadas para o evento que começa 10h.

E no dia 03 de março a Banda do Koiote realiza sua tradicional festa em frente à Casa da Cultura, no Centro da cidade, com atrações musicais Banda Swing Louco, Banda Os Tops, Banda Amigos do Koiote, Grupo Simplicidade, que farão a alegria e descontração.

Quem quiser acompanhar essas e outras informações também pode sintonizar o programa especial da Banda na Rádio Tiradentes FM (92,9) de segunda a sexta-feira das 13 às 14h00min e sábado de 12 às 13h00min, sob o comando do Jornalista e Radialista Hudson Lima.

Texto: Mayara Carneiro Especial para o site do Koiote