22 C
Parintins
quarta-feira, junho 16, 2021

Alvorada do Garantido não se organiza, não se explica…

A Alvorada do Garantido é do Garantido, mas quem faz é o Povo. O Povão. Manifestação Popular de rua maior em Parintins. Não se explica a Alvorada. Se brinca na Alvorada. Não se organiza a Alvorada. O Povo se ajeita no decorrer dela. Tem aquele que sai junto com a Batucada do Curral. A quem aguarde na Praça do Rangel, No Curralzinho da Baixa, Na Praça de São Benedito, na Frente do Ilha Verde ou já na frente da Catedral. Uns nem chegam pois começam cedo na “truaca” e ficam sem condições. Outros ficam bêbados várias vezes durante o percurso, mas chegam. Tem os que não bebem, mas curte até o fim.

Alvorada é cantar e recantar as novas e principalmente as antigas toadas. As madames e os bacanas chegam descabeladas , com maquiagens borradas, uns já sem sapatos. Se misturam com os pobres, pretos, amarelos, brancos. A Alvorada é de todos. Os tricileiros se confundem com os triciclos ornamentados. Tem quem vá protestar na Alvorada. Alguns só querem seguir perto da batucada. Tens os incubados e outros hipócritas. E tem os fanáticos e apaixonados torcedores do Vermelho e Branco. E tem os torcedores do Caprichoso, que adoram está no meio do Povo! Do Povo Perreché.


Para uns uma Alvorada é melhor do que a outra. Com chuva ou sem chuva. Para uns falta organização. Para outros sobram elogios.
Quem vai analisar a manifestação do Garantido com a Alvorada, não precisa ser catedrático ou semi-analfabeto. Precisa apenas saber que na Alvorada se Brinca de Boi Bumbá, nada mais. Até pedir a bênção de Nossa Mãe Maria.


Hudson Lima é Jornalista, Torcedor e Sócio do Garantido que não chegou mais na Catedral, pois ficou já embebedado 1h na concentração, cochilou e acordou as 5h da manhã..

Especial Publicitário

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui