Sede da Afeam em Manaus — Foto: Afeam/Divulgação

Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) abriu a partir desta quinta-feira (02) plataforma para o envio de documentos e cadastro no site da Agência para linha de créditos.

As linhas de crédito são para as atividades produtivas, como profissionais autônomos de baixa renda, pequenos comércios, comerciantes, feirantes, prestadores de serviços como cabeleireiros, cozinhas industriais, lanchonetes da capital e interior, além de micro, pequenas e médias empresas.

Neste momento, não serão financiados implantação de negócios. “Nós não iremos financiar para que as pessoas formem estoque ou façam investimentos na sua atividade. Somente será para cobrir as atividades de custo fixo e trazer fôlego neste momento de crise”, afirmou o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), Marcos Vinicius.

Dentre as vantagens oferecidas estão, 180 dias para iniciar o pagamento do crédito 24 meses para pagar e 20% redução de taxas de juros.

Antes de enviar a documentação, os novos clientes como pessoas físicas precisam fazer a palestra on-line da Afeam e Sebrae/AM disponível no site. Para as pessoas jurídicas, a palestra não é necessária.

Restrições

De forma emergencial e provisória, serão aceitas algumas restrições ao crédito (SPC e Serasa) com contas de consumo (água, energia, telefone, tv a cabo) e de lojas comerciais até o limite de 5% de cada programa. Dívidas com bancos, cartões de crédito e duplicatas não serão aceitos.

Interior

Os recursos do Crédito Emergencial da Afeam também estão destinados ao interior para os setores secundário e terciário, portanto palestra on-line e envio de documentos também aplicam-se aos municípios. Neste primeiro momento, as Ações Itinerantes de Crédito estão suspensas.Neste primeiro momento, as Ações Itinerantes de Crédito estão suspensas.

Boleto em aberto na Afeam

A Afeam está realizando renegociações on-line com prazos flexíveis. Quem estava adimplente até o dia 1 de março não sofrerá nenhuma penalidade, como inclusão nos órgãos restritivos, como SPC, Serasa e Protesto. “Nós vamos fazer os aditivos de contrato, os clientes também terão seis meses para suspender os pagamentos, mas é necessário que entrem em contato com a Afeam via chat e nós vamos analisar cada perfil do cliente.

Chat

O horário de atendimento via site é de de 8h às 17h, todos os dias, de segunda às sextas-feiras. Nosso telefone da Ouvidoria é o 0800-286-3066 e está funcionando de 8h às 14h.

Para obter mais informações, assistir à palestra da Afeam ou ter acesso aos links dos cursos do Sebrae e à lista de documentos que serão exigidos, basta acessar www.afeam.gov.br ou entrar em contato por meio dos canais no WhatsApp da Ouvidoria (92) 98854-2075 e da Renegociação (92) 99126-4047.