23.3 C
Parintins
segunda-feira, maio 10, 2021

AAM rebate e diz que Governo Estadual deve se responsabilizar pela entrega de vacinas nos municípios

A Associação Amazonense de Municípios (AAM) saiu em defesa dos municípios, que sem o apoio do executivo estadual, têm encontrado dificuldades para receber doses de vacinas contra Covid-19. Segundo a entidade, os dados constantemente divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), quanto à baixa cobertura vacinal em alguns municípios, não refletem a realidade.

Por meio de nota, a AAM contesta não apenas as informações repassadas à imprensa pela FVS –órgão vinculado à estrutura administrativa do Governo do Estado- como aproveita para deixar claro que o executivo estadual tem que assumir a responsabilidade de entregar as vacinas, nas sedes
de cada município, como faz o Governo Federal via Ministério da Saúde aos estados nas capitais.

Acessoria

Para a entidade, é necessário também que o Plano Nacional de Imunização possa ser ajustado, respeitando a realidade de cada ente federado, pois da forma como está, atualmente, há uma programação impositiva e inadequada somada a uma atuação limitada do Governo do Estado.

Ainda de acordo com a AAM, no processo de aprovação do Plano Estadual, não houve diálogo com os representantes legitimamente eleitos para representarem os municípios: os prefeitos. Motivo pelo qual o Governo do Estado deve se responsabilizar pela entrega das vacinas às prefeituras nas sedes de seus municípios, bem como a União entrega as doses em Manaus.

A Associação fez questão de reforçar que a vacinação ocorre em ritmo acelerado nos municípios, porém o processo de alimentação dos sistemas é mais lento que na capital pela precariedade de internet e falta de pessoal capacitado.

 

///Acessoria

As maiores koiotagens

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui